terça-feira, 6 de outubro de 2009

Fotografar, meu estilo de vida!

Fotografar é olhar (ou O Manifesto Fotográfico)


Fotografar é tentar aceitar a realidade à sua volta. Ou, ainda, revoltar-se com ela; denunciar, reportar, modificar, transmutar, exigir mais, exigir menos. Fotografar é expressar-se.

Por mais irônico que possa parecer, a fotografia – arte de se escrever com imagens – já foi explicada por muitos pensadores e comunicólogos através de infindáveis palavras. Talvez essa incapacidade de aceitarmos as coisas simplesmente como elas são seja a nossa força motriz em direção à (vã?) filosofia. Mas toda a filosofia da caixa preta – como bem colocou Vilém Flusser – nos leva a crer que o ato fotográfico é muito mais que um simples registro, uma simples transmutação da realidade em imagem fixa, eterna, imóvel.

Se a fotografia é a nossa percepção de mundo, de realidade exterior, façamos dela a mais pura e clara possível – ainda que sempre individualizada. É muito fácil dizer com palavras aquilo que se está sentindo – ainda que os verdadeiros poetas prefiram esconder com palavras verdadeiras as mentiras que eles não sentem. Mas sempre vi na fotografia um profundo desafio de representação de identidade: como passar, através de uma imagem retirada do mundo real, o que se está sentindo?

Este é o desafio que proponho a todos vocês: que levem a fotografia a um novo patamar que não só o do registro. Que se aproveitem de uma máquina que não só faz fotos, mas representações, desejos, sentimentos. Que vocês registrem não os fatos, mas os seus fatos. As suas visões do mundo. Que vocês saibam dizer com imagens aquilo que pensam.

Dizem que os olhos são as janelas da alma. Que, neles, podemos ver o que uma pessoa realmente é. Então, que melhor modo de mostrarmos o que temos por dentro do que capturando aquilo que nos capturou o olhar e, portanto, a alma?

Fotografem. Com o olhar, com a alma, com o coração.

2 comentários:

  1. Muito bom.
    Se me permiti mostrar minha opinião sobre a fotografia.
    Pra mim a fotografia é a arte de capturar o ângulo e o momento certo de modo a retirar o máximo de beleza do objeto alvo.
    A fotografia vai além, pois é o momento em que se observa os detalhes e a forma como eles juntos formam a beleza.

    ResponderExcluir
  2. se meus olhos tirassem fotos, seriam as janelas da minha alma.

    fotografar é bom d+

    ResponderExcluir